15 maneiras de acalmar

 

Quer realmente alcançar um estado de espírito mais sereno, mas não sabe bem por onde começar? Então, comece por aqui.

 

 Basta seguir uma ou duas destas sugestões para se sentir melhor. Não levará muito tempo a implementar a maior parte destas estratégias calmantes, por isso não se desculpe com falta de tempo. Basta sorrir mais para melhorar o moral e reforçar o sistema imunitário sem lhe roubar mais do que alguns minutos por dia. Considere a hipótese de introduzir na sua vida algumas destas mudanças, pequenas mas potencialmente significativas.

1. Vá devagar. Se tem de ir a algum lado, saia 10 minutos mais cedo, não espere até ao último minuto. Não terá de ir a correr e sentirá menos stress. Tente andar e falar de maneira descontraída e vai ver que o stress se dissipa. Conduza dentro dos limites de velocidade; faça uma pausa antes de responder a uma pergunta; deixe o telefone tocar algumas vezes antes de atender. Recoste-se numa cadeira e fique sem fazer nada alguns minutos por dia.

2. Agarre-se às plantas. Os praticantes de feng shui (disciplina oriental que, diz-se, ajuda a harmonizar o ambiente para obter maior conforto e êxito) acreditam que as plantas aumentam a vitalidade, primeiro passo para alcançar a felicidade.

3. Seja generoso consigo mesmo. Você não pode estar sempre a zelar pela felicidade de toda a gente, e não faz mal se cometer um erro.

4. Faça intervalos. Para evitar acumulação de tensão, por cada 55 minutos de trabalho faça um intervalo de 5 minutos. Não se sinta culpado: está provado que fazer intervalos durante o trabalho aumenta a produtividade.

5. Arranje um animal. Um cão, um pássaro ou um peixe podem ser essenciais no alívio do stress. Num estudo do Johns Hopkins Medical Center, 50 em 53 donos de animais viviam um ano após o seu primeiro ataque cardíaco; só 17 das 39 pessoas sem animais de estimação viviam tanto tempo.

6. Faça férias a valer. Investigadores austríacos mostraram que umas férias de duas semanas, além de serenarem a mente e o espírito, contribuem para melhorar a saúde e reduzir os níveis de stress até um máximo de cinco semanas. Tanto durante como depois de umas boas férias, dormimos melhor e o nosso humor melhora. Porém, para que as férias tenham este efeito, devem ser repousadas, e não demasiado organizadas. As pessoas que não descansaram durante as férias não tiveram os mesmos efeitos benéficos para a saúde.

7. Inicie um hobby. Arranje um passatempo que lhe dê gosto, como tricotar, observar pássaros ou começar uma coleção. Um hobby incute autoconfiança e ajuda- -nos a ligar-nos a outras pessoas com os mesmos interesses. Além disso, estar empenhado em numerosas atividades serve para nos proteger da depressão, que tem sido associada a imunidade diminuída e aumento do risco de cancro e de outras doenças. Num estudo, pediu-se a vários homens e mulheres que classificassem a sua felicidade momento a momento durante seis semanas. Os resultados revelaram que a felicidade em sentido lato dependia do tempo que cada pessoa dedicava a uma atividade que a fizesse sentir-se bem.

8. Aprenda a gostar de listas. Faça listas diárias caso se esqueça das coisas ou se isso o faz sentir-se mais organizado. Defina prioridades para os seus objetivos de cada dia e depois reparta-as por períodos realistas de tempo disponível. Se não conseguir fazer uma coisa hoje, mude-a para a lista do dia seguinte.

9. Leia. Nada afasta o pensamento das preocupações com maior eficácia ou mais depressa do que um bom livro. Como a leitura é uma atividade silenciosa, também lhe permitirá fugir ao ruído, um conhecido fator de stress, pelo menos por algum tempo. Para um refúgio mais tranquilo, opte por uma biblioteca.

10. Saiba brincar. Se se sentir ansioso, faça uma pausa e ocupe-se com uma atividade infantil: faça desenhos com lápis de cera, alugue um filme para crianças ou divirta-se a procurar entre os objetos pessoais recordações felizes do passado.

11. Peça ajuda. Quando se sentir esmagado pela vida, peça ajuda. Não tenha medo; é uma das coisas para que a família e os amigos servem. Além disso, habitue-se a não aceitar todos os pedidos ou obrigações quando a sua energia está em jogo. Lembre-se de que a sua saúde é o mais importante e que aceitar cargas demasiado pesadas pode comprometer o seu sistema imunitário.

12. Ser bondoso não custa dinheiro. Diga à jovem empregada de balcão que apreciou a forma como ela embalou as compras. Visite um amigo acamado ou faça um bolo para alguém que está em baixo. Dar fá-lo-á sentir-se melhor e mais próximo dos outros.

13. Não ignore os sentimentos negativos. Como uma luz de aviso num painel de instrumentos, os seus sentimentos poderão alertá-lo para o facto de qualquer coisa estar mal. Se está zangado, com inveja, frustrado ou simplesmente irritado, isso é sinal de que precisa de respirar fundo e mudar de rumo.

14. Sorria. Segundo o médico Bernie Siegel, se sorrir ou rir mesmo sem vontade, o seu corpo reagirá produzindo menos cortisol, uma hormona do stress.

15. Recompense-se. Reserve tempo para se congratular a si mesmo em vez de se lançar imediatamente à tarefa seguinte.