36 coisas que o seu médico quer que saiba

 

Saber quais destas afirmações foi confirmada cientificamente pode ajudá-lo a melhorar a sua saúde.

 

1 O tempo frio faz-nos ficar doentes.

FALSO! Os germes são a única coisa que o pode deixar doente. Pode sair à rua com muito frio que, se não houver germes por perto, não terá qualquer problema. Mas há uma relação entre o frio e a doença: é que os vírus que provocam o resfriado dão-se muito bem com o tempo frio.

 

2 Nem todos os ataques cardíacos envolvem dor no peito.

VERDADEIRO! Um estudo de 2012 envolvendo mais de 1,1 milhões de pessoas que sofreram um ataque cardíaco revelou que 31% dos homens e 42% das mulheres não sentiram qualquer dor no peito antes de serem hospitalizados.

A Associação Norte-Americana do Coração recomenda que se ligue para o 911 (o equivalente norte--americano ao 112) sempre que se sintam outros sintomas, incluindo falta de ar, tonturas e dor em qualquer outro local na parte superior do corpo.

 

3 Ter peso a mais diminui a esperança de vida.

FALSO! É o que os investigadores chamam o «paradoxo da obesidade», apesar de ser mais correto designá-lo «paradoxo do excesso de peso». A obesidade está associada a uma série de problemas de saúde, incluindo a chamada mortalidade geral, mas não há provas suficientes para os casos de excesso de peso. Uma revisão recente analisou dez estudos que envolveram mais de 19 mil pessoas e descobriu que os adultos com excesso de peso tinham exatamente a mesma longevidade que os de peso normal, apesar de terem risco aumentado de doenças cardíacas.

 

4 Não se deve colocar gelo numa queimadura

VERDADEIRO! A maior parte dos estragos causados na pele por uma queimadura vem da resposta inflamatória e o gelo pode danificar as células e fazer ainda pior.

Em vez de gelo, mergulhe a zona queimada em água fria durante cinco minutos. Depois lave com sabão neutro e aplique uma camada de pomada com antibiótico.

 

5 Os antitranspirantes provocam cancro.

 FALSO! Os antitranspirantes impedem temporariamente a saída do suor e alguns cientistas sugeriram que deixá-lo acumular-se nos ductos podia causar tumores. No entanto, a investigação subsequente não confirmou esta teoria e o maior estudo realizado até ao momento sobre este tema não estabeleceu qualquer relação entre os desodorizantes antitranspirantes e o cancro.

 

6 A massagem cardíaca não requer respiração boca-a-boca.

VERDADEIRO! Um estudo de 2017 revelou que quando se realiza massagem cardíaca a pessoas em paragem cardiorrespiratória, há maior taxa de sobrevivência quando se fazem compressões torácicas ininterruptas ao invés de pausas para a respiração boca-a-boca.

 

7 Não se deve deixar uma pessoa dormir a seguir a uma contusão.

VERDADEIRO! Deve-se manter a pessoa acordada algumas horas após a pancada para monitorizar os sintomas. Mas, a seguir, é bom fazer uma sesta e dormir bastante à noite para ajudar a recuperar.

 

8 Deve-se inclinar a cabeça para trás quando se deita sangue do nariz.

FALSO! Inclinar a cabeça pode fazê-lo engolir sangue, o que pode irritar o estômago e, em última instância, fazê-lo vomitar. Deve inclinar-se ligeiramente para a frente e apertar a cana do nariz durante dez minutos.

 

9 As cenouras ajudam a visão.

FALSO! A fama de as cenouras fazerem bem aos olhos vem do químico que lhes dá a cor laranja: o betacaroteno, que é convertido em vitamina A, que ajuda a ver melhor no escuro. Só que o processo de conversão não é muito eficaz e o corpo tem uma capacidade limitada de processar o betacaroteno em vitamina A. Para uma boa visão, coma legumes ricos em vitamina A, incluindo vegetais de folha verde como a couve ou os espinafres.

 

10 Devem-se fazer várias refeições ligeiras ao longo do dia em vez de três grandes.

FALSO! Há pessoas que se dão bem ao fazerem muitas pequenas refeições, mas outras sentem sempre fome e isso vai boicotar a dieta. O objetivo deve ser prestar atenção aos nutrientes e calorias ingeridas e não como são distribuídos no tempo.

 

11 Numa convulsão, a pessoa pode engolir a língua.

FALSO! Seguir a sabedoria popular e colocar uma colher na boca de uma pessoa não impede que ela engula a língua, mas pode causar danos nos dentes e mandíbulas. Em vez de ir buscar o faqueiro, vire a pessoa de lado para evitar que se engasgue ou vomite e apoie-lhe a cabeça numa almofada.

 

12 Não se devem aquecer os membros enregelados com um aquecedor.

VERDADEIRO! A pele enregelada fica entorpecida e por isso pode queimar-se sem se aperceber, quer seja nos aquecedores, lareiras ou blocos de aquecimento. O melhor é mergulhar a zona congelada em água morna.

 

13 O stress pode provocar úlcera.

 FALSO! As duas principais causas de úlceras no estômago são o uso excessivo de anti-inflamatórios não esteroides, como a aspirina e o ibuprofeno, e uma infeção provocada pela bactéria Helicobacter pylori. É verdade que o stress pode piorar uma úlcera já existente (e ter uma úlcera pode desencadear muito stress), mas a ciência atual prova que não existe uma relação direta.

 

14 Deve-se voltar a treinar depois de um ataque cardíaco.

VERDADEIRO! «Muitas vezes os pacientes cardíacos usam a doença como desculpa para reduzir a atividade física, quando deviam fazer o oposto», diz o Dr. Salim Virani, presidente do Gabinete Norte-Americano para a Prevenção da Doença Cardiovascular do Colégio de Cardiologia. Cumprir um plano de vinte a trinta minutos a maior parte dos dias pode ajudar a fortalecer o coração. Fale com o seu médico para estabelecerem uma rotina saudável.

 

15 Ler com pouca luz faz mal aos olhos.

FALSO! A curto prazo pode cansar os olhos, mas não existem provas de danos a longo prazo. Quando estiver a ler, posicione a luz para que incida na página em vez de no ombro, de modo a reduzir o brilho.

 

16 Tossir demasiado pode fazer vomitar.

VERDADEIRO! As crianças pequenas são particularmente propensas a vomitar depois de tossirem, porque o seu reflexo de vómito é ultrassensível. Isso também pode acontecer com os adultos e, normalmente, não representa um problema. No entanto, se continuar a vomitar deve consultar um médico.

 

17 Estalar os dedos pode provocar artrite.

FALSO! Estudos recentes não encontraram ligação entre estalar os dedos e a artrite. Mas investigações revelaram que estalar as articulações pode resultar em danos nos tecidos moles (o que pode provocar inchaço) e diminuir a preensão manual.

 

18 Não é preciso beber oito copos de água por dia.

VERDADEIRO! Não há evidências científicas de que oito é o número mágico. Pode precisar de mais ou menos, dependendo de factores como o clima ou a massa corporal. Para garantir que bebe o suficiente, ingira água ao longo do dia.

 

19 Sentar com as costas direitas pode ser mau para as costas.

VERDADEIRO! «Estar curvado é seguramente mau para as costas.Mas o oposto também é verdade», diz o Dr. Neel Anand, professor de Cirurgia Ortopédica e diretor clínico de Cirurgia de Trauma na Coluna no Cedars-Sinai Spine Center, em Los Angeles. «Sentar-se direito durante muito tempo também pode causar tensão.» Quando se sentar, mantenha a parte inferior das costas bem apoiada, as pernas sempre descruzadas e os joelhos a formar um ângulo de 90 graus. Deve levantar-se a cada meia hora.

 

20 As pessoas com a pele escura não têm cancro da pele.

FALSO! A pele escura não se queima com tanta facilidade mas não é imune aos efeitos nocivos dos raios UV. Todos os tipos e cores de pele precisam de proteção solar.

 

21 Quem não tem eritema migratório não tem doença de Lyme.

FALSO! Entre 20 a 30% das pessoas com doença de Lyme nunca chegam a desenvolver a clássica erupção em forma de alvo. Outros sintomas que merecem atenção são febre, dores de cabeça, dores musculares e gânglios linfáticos e articulações inchados.

 

22 À medida que envelhecemos precisamos de dormir menos.

 FALSO! Os adultos mais velhos costumam dormir menos como resultado das doenças crónicas que são mais frequentes com o envelhecimento, bem como em consequência da medicação necessária ao tratamento dessas doenças. Mas isso não significa que precisem de menos sono. Apesar de a necessidade de dormir ser diferente de pessoa para pessoa, os Centros para a Prevenção e Controlo de Doenças dos Estados Unidos recomendam para a maior parte dos adultos pelo menos sete horas de sono por noite para otimizar a saúde.

 

 23 O sabonete em barra está coberto de germes.

FALSO! É verdade que se podem transferir germes para o sabonete quando a pessoa se ensaboa, mas não duram o suficiente para se espalharem. O estudo mais rigoroso sobre o tema, publicado em 1965, revelou que as bactérias presentes num sabonete morrem em minutos e não se transmitem ao utilizador seguinte.

 

 24 Os probióticos podem ajudar a aliviar a diarreia.

VERDADEIRO! Apesar de os estudos ainda não terem chegado à conclusão de que bactérias «boas», leveduras e dosagens são mais eficazes contra a diarreia, a verdade é que as investigações são promissoras. Há provas de que os probióticos podem prevenir ou reduzir a diarreia quando associados a antibióticos e aliviar os sintomas dos pacientes com síndroma do intestino irritável. Outros potenciais benefícios incluem perda de peso, prevenção contra as gripes e prevenção anticárie, ainda que os estudos não sejam conclusivos.

 

 25 Conter um espirro não é saudável.

VERDADEIRO! Quando o corpo se prepara para espirrar, a tensão dentro dos pulmões aumenta. Quando o corpo tenta expulsar o ar, esse ar precisa de sair – e, se tapar o nariz e a boca, vai ser direcionado para os ouvidos. Em casos raros, conter um espirro pode provocar danos como a perfuração de um tímpano.

 

26 Pode-se contrair gripe mais do que uma vez por ano.

VERDADEIRO! Todos os anos há mais de uma estirpe do vírus da gripe a circular. Contrair uma delas (ou ser vacinado) não o protege – ou aos seus entes queridos – de todas as outras estirpes.

É por isso que é importante tomar medidas preventivas todos os dias: tapar o nariz e a boca com um lenço de papel quando se tosse ou espirra e lavar frequentemente as mãos com água e sabão.

 

27 A depressão é incurável. FALSO! «Recuperar de uma depressão não é apenas possível: é altamente provável quando as pessoas recebem o tipo específico e a quantidade certa de ajuda de que precisam», resume Mark Henick, defensor da saúde mental. «Quando se combina medicação e psicoterapia, bem como apoios sociais como habitação, emprego e compromisso, a recuperação vai acontecer.»

 

28 Pode-se parar de tomar antibiótico quando os sintomas desaparecem.

 FALSO! Mesmo que se sinta em forma, continue a tomar os medicamentos conforme prescritos pelo médico. Os sintomas podem desaparecer antes de a infeção estar curada, o que significa que pode adoecer de novo e, neste caso, a doença é mais resistente ao antibiótico.

 

29 Deve-se lavar o dentífrico da boca após cada escovagem.

FALSO! Quando enxagua a boca cospe o flúor que impede as cáries, sem lhe dar tempo suficiente para o deixar cumprir a sua função. Se precisar de enxaguar, os estudos sugerem que o faça com apenas um pouco de água para espalhar a espuma da pasta de dentes e, depois, cuspa-a. Isto permite manter mais flúor nos dentes.

 

30 A cafeína é boa para o coração.

VERDADEIRO! Parece óbvio que algo que faça o seu coração bater mais depressa o coloca em stress. No entanto, evidências recentes mostram o contrário. Estudos sugerem que beber três chávenas de café por dia está associado a menor risco de problemas cardiovasculares. Os antioxidantes presentes no café também podem ter um papel importante e a cafeína pode acelerar o processo celular, o que ajuda a reparar o coração.

 

 31 Correr faz mal aos joelhos. FALSO! De acordo com a s investigações, os corredores recreativos não correm mais riscos de ter artrite no joelho ou outros problemas ortopédicos. Na verdade, a corrida fortalece os músculos que estabilizam os joelhos, o que pode ajudar a prevenir lesões e artrite.

 

32 O álcool aquece quando está frio lá fora.

FALSO! Pode-se começar a sentir calor e o rosto vermelho quando se bebe um copo, mas apenas porque o álcool provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, o que transporta o sangue quente para mais perto da pele. Mas esta perceção de calor também faz com que o corpo pare de tremer, o que na verdade baixa a temperatura corporal.

 

33 As vacinas podem provocar autismo.

FALSO! Algumas pessoas consideram que certas substâncias, mesmo em quantidades mínimas nas vacinas – incluindo formaldeído, sais de alumínio e timerosal (um conservante à base de mercúrio) –, podem provocar autismo. Mas não se provou que alguma destas substâncias pode causar danos nas doses ínfimas que são utilizadas nas vacinas.

Também não há provas de que a vacinação combinada, como a recomendada para as crianças, enfraqueça o sistema imunológico e desencadeie o autismo.

 

34 Cancro colorretal: as mulheres devem preocupar-se tanto quanto os homens.

VERDADEIRO! O cancro colorretal é o terceiro tipo mais comum de cancro entre os homens mas a segunda causa de morte nas mulheres. Os homens têm um risco ligeiramente superior: dois em cada 22 homens desenvolve cancro colorretal. As mulheres, apenas 24.

 

35 Sentar muito próximo da televisão faz mal aos olhos.

FALSO! Até ao final da década 1960 a a radiação proveniente dos ecrãs de televisão não era bem regulada. Nessa altura, quem se sentasse demasiado perto podia ter problemas de saúde. As televisões modernas não representam esse risco. Olhar durante muitas horas para algo pode cansar os olhos mas não tem efeitos a curso prazo.

 

36 A vacina da gripe pode transmitir a doença. FALSO! As vacinas têm vírus desativados para produzirem uma resposta imunitária. Após a vacina pode sentir efeitos secundários, como dores e febre alta, mas se não tiver o sistema imunitário comprometido é pouco provável que contraia gripe.