5 MANEIRAS DE MANTER O COLESTEROL BAIXO

 

O que se segue é o que os especialistas sugerem para baixar os seus níveis de colesterol sérico.

 

O colesterol sérico é o que se encontra na corrente sanguínea, existindo o colesterol HDL e o LDL.

O colesterol HDL é considerado bom pela sua capacidade de desobstrução das artérias, ao contrário do colesterol LDL que, por bloquear as artérias, deve ser o mais reduzido possível.

 

Apresentamos então 5 maneiras de manter o colesterol baixo:

 

MUDE PARA AZEITE

O azeite e alimentos como frutos secos e abacate são ricos em gorduras monoinsaturadas. Anteriormente considerados indiferentes para os níveis de colesterol, os monoinsaturados conseguem, na verdade, baixá-lo. Além disso, os estudos mostram que os monoinsaturados baixam selectivamente o LDL (mau), deixando intacto o HDL (bom).

Por isso aposte numa dieta pobre em gorduras e "suplemente-a" com duas ou três colheres de sopa de azeite todos os dias. Mas certifique-se que está a substituir outras gorduras, e não a acrescentar.

 

ABUSE DOS FEIJÕES

Nutritivos e de preço acessível, os feijões e outras leguminosas contêm uma fibra solúvel na água chamada pectina, que rodeia o colesterol e o transporta para for do corpo antes que cause problemas.

Numa dada experiência, homens que comeram diariamente uma chávena e meia de feijões cozinhados baixaram o seu colesterol em 20% em apenas 3 semanas.

Assunm uma chávena de feijões cozinhados fará maravilhas. E se enjoar de feijões, pode substituir por ervilhas, favas ou lentilhas, pois todas têm a mesma capacidade de redução do colesterol.

 

COMA MAIS FRUTA

A fruta também consegue baixar o colesterol devido à pectina.

Por exemplo, a pectina da toranja baixa o colesterol em média 7,6% em oito semanas. Dado que a redução de 1% no colesterol diminui em 2% o risco de problemas cardíacos, esse efeito é bastante significativo.

 

PEÇA AJUDA ÀS CENOURAS

As cenouras baixam o colesterol através da pectina. Na verdade, é possível para as pessoas com colesterol elevado baixá-lo 10-20% comendo apenas duas cenouras por dia.

As couves, os bróculos e as cebolas contêm igualmente o ingrediente responsável pelo êxito das cenouras (pectato de cálcio) e produzem resultados semelhantes.

 

COMA CARNE... SENSATAMENTE

Aqui está uma surpresa. A carne vermelha, uma fonte conhecida de gorduras saturadas, pode fazer parte de uma dieta saudável para o coração - se for magra e lhe tirarem a gordura visível.

Num estudo britânico, os investigadores concluíram que, desde que se tenha o cuidado de diminuir substancialmente a gordura, pode incluir-se uma quantidade moderada de carne numa dieta que vise a redução de colesterol.

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