7 Benefícios surpreendentes do tempo frio

Pensamos no inverno como a estação do frio e da gripe, mas as temperaturas baixas também têm muitos aspetos positivos na nossa biologia.

 

ISADORA BAUL E JEN MCCAFFERY

 

1-     ESTIMULA O CÉREBRO

As temperaturas frias podem ajudá-lo a pensar mais claramente. Estudos revelaram que as pessoas desempenham melhor certas tarefas cognitivas (como tomar decisões) quando a temperatura está mais baixa. A investigação também revelou que as pessoas estão menos propensas a desempenhar tarefas complexas no verão do que no inverno. O cérebro exige que a glicose funcione, mas o corpo usa-a mais quando as temperaturas estão quentes para manter o corpo fresco. Isso deixa menos combustível disponível para raciocinar e lembrar as tarefas.

 

2-     QUEIMA CALORIAS

Quando está frio o corpo trabalha mais para manter a temperatura, que ronda os 37º C. «Os nossos corpos usam uma quantidade considerável de energia para nos mantermos quentes e para humidificar o ar que respiramos quando estamos no exterior, ao frio», explica Stacy Tucker, enfermeira. Por isso, calce as botas. Um estudo recente com 53 pessoas revelou que queimavam 34% mais calorias quando caminhavam a temperaturas entre -10 e -5º do que quando caminhavam a 10º.

 

3-    ATIVA A GORDURA SAUDÁVEL

Sabemos que acumular demasiada gordura pode ser perigoso para a saúde, mas os adultos têm pequenas quantidades de gordura benéfica, que pode ativar o metabolismo para queimar mais calorias – e as temperaturas baixas podem ativar esta gordura. Um estudo mostrou que os participantes que baixavam a temperatura do corpo apenas por colocarem um pé em água fria aceleravam quinze vezes mais a combustão dessa gordura benéfica.

 

4-    ALIVIA AS ALERGIAS

Os índices de pólen são praticamente inexistentes quando faz frio. Mas, de acordo com Stacy Tucker, as alergias nos espaços interiores podem piorar durante o inverno. Para reduzir o mofo e os ácaros, use um desumidificador para manter a humidade dentro de casa abaixo dos 50%.

 

5-    DORMIR MELHOR

A temperatura do corpo baixa quando se tenta dormir. Este processo pode demorar duas horas no verão mas é muito mais rápido no inverno, diz a enfermeira. Além disso, com as manhãs mais escuras a tendência é para dormir até mais tarde.

 

6-    COMBATE AS INFEÇÕES

O sistema imunitário pode ser ativado por temperaturas baixas, o que aumenta a capacidade de combater as infeções, explica Stacy Tucker. Deste modo, o vírus da gripe prospera no ar frio e seco e o tempo que se passa dentro de portas aumenta as probabilidades de contrair uma infeção. Para reduzir o risco, tome a vacina anual contra a gripe e saia de casa.

 

7-    FORTALECE O CORAÇÃO

Quando está frio o coração trabalha com mais força durante os períodos de atividade para bombear o sangue . «Fazer exercício durante o inverno fortalece os músculos do coração», diz Tucker. Assim que aquecer será capaz de ir mais longe do que quando está calor lá fora. Mas se tem risco de doença cardíaca, tenha cuidado ao praticar exercício ao ar livre no frio.