Água – Pela Sua Saúde

 

A hidratação é fundamental para o corpo e para o cérebro. 

 

MARISSA LALIBERTE E LINDSAY TIGAR 

ESTUDOS MOSTRAM que beber água evita muitos problemas de saúde, da cabeça aos pés. A quantidade ideal de água a ingerir depende de vários fatores: do peso, do clima em que se vive, da frequência a que se faz exercício. A velha regra de ouro dos oito copos por dia não é um mau ponto de partida.

Um sinal claro de que está bem hidratado é a urina, que deve ser amarela pálida e transparente. Se a sua é de um amarelo mais carregado, é porque provavelmente precisa de beber mais água. Veja como o facto de estar bem hidratado traz benefícios à sua saúde.

TERÁ MUITA ENERGIA

A água ajuda a levar um fluxo contínuo de nutrientes às células. Quando se está desidratado, esse fluxo é dificultado, pois as membranas das células tornam-se menos permeáveis, e isso afeta o desempenho físico e mental, levando a que se sinta mais lento. Esta é a conclusão da revisão de uma pesquisa sobre hidratação levada a cabo por cientistas das universidades da Carolina do Norte e de Tufts, nos Estados Unidos.

SENTIR-SE-Á MAIS FORTE QUANDO FAZ EXERCÍCIO
A água ajuda os seus músculos a man- terem o equilíbrio certo de eletrólitos, como o sódio, o potássio e o magnésio. Sem água, os músculos ficam mais propensos a cãibras. Investigação so- bre o tema sugere que mesmo baixos níveis de desidratação podem prejudi- car o desempenho físico.

PODE PERDER PESO

Um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e que envolveu mais de 18 mil adultos desco- briu que quando as pessoas aumentavam a ingestão de água de um a três copos por dia, comiam menos: o consumo de alimentos desceu até menos 205 calorias diárias.

A MEMÓRIA PODE MELHORAR

O nosso cérebro é muitíssimo dependente de fluidos. Segundo um artigo publicado na revista Nutrients, os estudos mostraram que a memória e a atenção melhoraram em crianças depois de elas beberem um copo de água. A pesquisa não esclarece se o mesmo é válido para adultos.

VAI DEBELAR MAIS FACILMENTE SINTOMAS DE CONSTIPAÇÃO
Há uma razão para o médico lhe dizer para beber mais água sempre que sente estar «a chocar alguma». Quando estamos doentes, o corpo tem de lançar um ataque aos germes e por isso as células precisam de mais líquido para fazerem face às necessidades. Beber água também ajuda a fluidificar o muco e a manter hidratados o nariz e a garganta.

MANTER-SE-Á REGULAR COMO UM RELÓGIO
«No trato digestivo, a água interage com as fibras alimentares para formar as fezes», explica o Dr. Jordan J. Karlitz, médico, gastroenterologista, professor de medicina no Tulane Cancer Center, no estado de Luisiana, nos Estados Unidos. Ao manter-se hidratado, reduzirá substancialmente os riscos de obstipação.

CANSADO DE BEBER ÁGUA?

Considere diversificar e crie o seu próprio blend – seja com gás ou com sabor a fruta. Tenha atenção para não adicionar açúcares artificiais, e evite a água tónica, que tem sódio e açúcar adicionado. Pode também mastigar fruta e legumes ricos em água, como melancia, pepino, tomate, uvas e cerejas. Chás de ervas, leite e bebidas para desportistas também podem ajudá-lo a manter-se bem hidratado, desde que não tenham demasiada cafeína ou açúcar.