AIURVEDA

 

ESTE ANTIGO SISTEMA DE CURA tem atraído bastante as atenções do mundo moderno.

Praticado na Índia desde há milhares de anos, o aiurveda adota uma abordagem holística e personalizada, trata qualquer pessoa como um todo e proporciona uma avaliação única para cada ser humano. O objetivo de todos os tratamentos é a criação de um equilíbrio harmonioso a nível mental e físico, sinónimo de saúde e bem-estar.

 

USADO PARA

- Acne - Afeções frequentes - Queimaduras

 

COMO FUNCIONA

Segundo a terminologia aiurvédica, cada um de nós possui uma combinação única de três doshas ou tipos de energia: vata (que controla o movimento), pitta (que controla a digestão e o metabolismo) e kapha (que controla o crescimento e a manutenção).
Qualquer coisa que perturbe o equilíbrio dos doshas, como o stress ou uma alimentação deficiente, pode provocar efeitos físicos e mentais adversos. Assim que é identificado o tipo exato de desequilíbrio, o praticante prescreve um tratamento personalizado Embora a natureza deste sistema desafie a avaliação científica, há investigações realizadas no mundo ocidental que confirmam certos aspetos específicos. As bases do aiurveda, que incluem práticas de estilo de vida, ioga, meditação e alguns aspetos dietéticos, já foram tomadas de empréstimo e adotadas em todo o mundo. Os estudos de plantas específicas do aiurveda revelaram constituintes que ajudam a explicar as suas propriedades terapêuticas.

Por exemplo, pensa-se que os componentes da erva-moura-sonífera e do manjericão-sagrado, duas plantas adaptogénicas, ajudam a equilibrar e revitalizar o organismo.
No mesmo sentido, as investigações sugerem que várias enzimas, hormonas e açúcares do aloés aceleram a cicatrização de queimaduras e de outras
feridas; ao mesmo tempo que se confirmou que a combinação de aloés com duas plantas com propriedades anti-inflamatórias, a erva-moura-sonífera e o açafrão-da-índia, ajuda a tratar a acne. Os estudos de outra planta aiurvédica, a Andrographis paniculata, sugerem que alguns dos seus constituintes bioativos podem conter a chave das suas propriedades para prevenir ou encurtar a duração das constipações vulgares.


Uma consulta num especialista em aiurveda
Numa primeira consulta, o praticante de aiurveda faz perguntas sobre a história clínica, a alimentação e o estilo de vida. A seguir, realiza um breve exame físico, mede a tensão, observa os olhos, a língua e a pele e pode mesmo avaliar a voz. O tratamento será delineado para restaurar o equilíbrio do dosha pessoal de cada paciente e pode incluir alterações no estilo de vida e na alimentação, além de estratégias de higiene e remédios à base de plantas.

 

Texto retirado de "Os Remédios Naturais preferidos pelos médicos"