As mulheres de Henrique VIII

 

"Henrique VIII mandou decapitar as mulheres"

 

VERDADEIRO OU FALSO?

 

FALSO

A maior parte das mulheres de Henrique VIII não teve um destino agradável, mas nem a todas mandou cortar a cabeça. 

Os retratos de época de Henrique VIII mostram uma figura maciça e vigorosa. Um homem na força da idade, como se diz. (...)

Henrique VIII casou-se seis vezes e a lista é bastante variada: a primeira mulher foi Catarina de Aragão. Era viúva do seu irmão Artur e filha do rei de Espanha. O casamento realizou-se em 1509. Após 24 anos de vida em comum, Henrique fartou-se e quis casar-se com Ana Bolena, sua amante desde há muitos anos, mas o Papa recusou-lhe o divórcio. Henrique  conseguiu invalidar o casamento e casou-se com Ana em 1533. Catarina ficou presa até morrer, em 1536.

 

Ana Bolena suspeita

Ana Bolena também não tardou a cair em desgraça, devido a um suposto adultério. Foi enviada para a Torre de Londres e depois executada em 1536 por ordem do rei. No mesmo ano este casou-se com a nobre Jane Seymour, que morreu um ano mais tarde durante o parto.
O rei manteve-se solteiro durante três anos, mas acabou por se casar com Ana de Cleves em 1540... para se divorciar em 1540, após seis meses de casamento.

 

A Guerra das Rosas 

Nesse mesmo ano, Henrique casou-se pela quinta vez, agora com Catarina Howard. (...) 

A sexta e última mulher chamava-se Catarina Parr. Henrique casou-se com ela em 1543 e manteve-se casado até morrer em 1547. (...)

Os contemporâneos, para não se esquecerem, inventaram a seguinte fórmula mnemónica: divorciada – decapitada – morta – divorciada – decapitada – sobrevivente.

 

_____________________________________________

Excerto retirado de "A INCRÍVEL HISTÓRIA DO MUNDO"