Como comprar inteligentemente

 

Uma lista é uma excelente ajuda para conseguir fazer compras mais inteligentes e mais saudáveis.

E nós oferecemos agora algumas sugestões que podem orientá-lo a escolher melhor.

 

 1. Compre primeiro os produtos frescos

 Comece pela secção de frescos, depois passe pela carne, peixe, lactícineos e pão fresco. Só depois de ter escolhido todos os artigos perecíveis é que deve passar aos corredores de produtos enlatados e embalados.

 

2. Prefira os cereais mais escuros

Isso aplica-se a produtos de vários corredores do supermercado: massa, pão, bolachas, arroz, farinha e até os cereais para cozinhar. Eis porquê: quando os cereais são processados e moídos (o que lhes confere cor mais branca), as partes mais nutritivas são eliminadas.

 

3. Escolha adoçantes castanhos, não brancos

Sejamos honestos: em termos de nutrição, nenhum adoçante é muito bom para si. Contudo, o açucar refinado é sem dúvida o pior - metaboliza extremamente depressa, provocando picos súbitos de glicose no sangue que são nocivos para a sua saúde de muitas formas diferentes.

 

4. Não se apresse na secção da padaria

Escolha apenas pães cuja lista de ingredientes tenha em primeiro lugar expressões como farinha integral, aveia ou centeio integral.

 

5. Escolha o azeite certo

Deverá ter sempre dois tipos de azeite: uma garrafa de azeite virgem para comzinhar e outra de azeite virgem extra de alta qualidade para temperar e preparar receitas medicinais.

 

6. Prefira listas de ingredientes curtas

Lembre-se de que, quanto menos e mais naturais forem os ingredientes, mais saudável geralmente será o alimento.

 

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Excerto retirado do livro "Uma Farmácia na Sua Despensa"