Cuidado com alguns medicamentos

 

Alguns medicamentos, vendidos com ou sem receita médica, podem alterar de forma perigosa a resposta do corpo ao exercício físico.

 

Se toma alguma medicação, aconselhe-se com o seu médico ou farmacêutico. Segue-se uma lista de alguns medicamentos que deve ter em atenção.

 

ANTIBIÓTICOS (CIPROFLOXACINA, NORFLOXACINA e outros)

OBJETIVO Destruir bactérias patogénicas.

ASPECTOS A RETER

As fluorquinolonas, um tipo de antibióticos em geral prescrito para bronquites e infecções urinárias ou intestinais, pode aumentar o risco de tendinites ou rutura de ligamentos. Se está a tomar este antibiótico, informe-se sobre a hipótese de o substituir por outro.

 

ANTI-HISTAMÍNICOS (DIFENIDRAMINA, CIPRO-HEPTADINA e outros)

OBJETIVO Diminuir sintomas de alergia.

ASPECTOS A RETER

Os anti-histamínicos mais antigos, como a dexiclorfeniramina e a cipro-heptadina, reduzem a capacidade de sudação, criam vulnerabilidadeao sobreaquecimento durante o treino e provocam sonolência e diminuição de reflexos. Espere pelo menos 12 horas antes de praticar exercícios que exijam coordenação física ou mental ou reação rápida.

 

DIURÉTICOS (FUROSEMIDA, METOLAZONA e outros)

OBJETIVO Controlar a hipertensão.

ASPECTOS A RETER

Estes medicamentos obrigam o organismo a eliminar maior volume de fluidos e aumentam o risco de desidratação durante o exercício. A combinação de diuréticos e exercício físico pode ser especialmente perigosa para idosos com doença cardíaca.

 

IBUPROFENO (genérico; vendido sob diferentes nomes)

OBJETIVO Reduzir a dor e a inflamação.

ASPECTOS A RETER

Ao reduzir o afluxo de sangue aos rins, este analgésico acelera a desidratação. O paracetamol não tem este efeito; a aspirina e o naproxeno têm, mas em menor grau.

 

BLOQUEADORES DE ABSORÇÃO DE GORDURA (ORLISTATE)

OBJETIVO Ajudar a perder peso, bloqueando até 30% a absorção da gordura alimentar.

ASPECTOS A RETER

Os doentes que ingerem alimentos gordos e estão a tomar estes medicamentos podem sentir efeitos secundários desagradáveis, como flatulência e diarreia, que têm maior tendência para se manifestar durante o exercício.

_________________________________________

Excerto retirado de "REFORCE AS SUAS DEFESAS"