Cuidados com o quarto de dormir

 

Passamos um terço da vida a dormir e, por isso, é indispensável concedermos ao quarto todos os cuidados que este merece,

de modo que o ar que respiramos durante o sono seja sempre o mais saudável possível.

O QUARTO DE DORMIR:
deve ser limpo com a maior frequência possível O quarto é um local com mais pó do que aquilo que se pensa: transportamos para lá todo o pó que trazemos do exterior quando nos despimos à noite. Aspire-o com a maior frequência possível e limpe o pó a todos os recantos. De tempos a tempos, esvazie as gavetas das mesas de cabeceira e outros espaços onde guarda coisas para os limpar. Adquira o hábito de limpar o interior dos armários com um pano húmido a cada mudança de estação.

 

UMA BOA CAMA, garantia de um sono reparador
Um colchão de boa qualidade e que se molde à curvatura das suas costas e almofadas de boa qualidade são investimentos dos quais não se arrependerá, uma vez que contribuem grandemente para um sono reparador. No que diz respeito ao sono, cada pessoa tem necessidades diferentes. Opte por um edredão mais leve, se costuma ter calor durante a noite, ou por um mais espesso, se é friorento. Talvez deva adaptar a sua cama no verão e no inverno.
Há pessoas que gostam de colchões muito duros e outras de superfícies mais moles; a altura e as dimensões da cama também podem ser importantes. Porém, qualquer que seja o modelo da cama, siga uma regra de ouro: limpe-a regularmente, de modo a poder usufruir da mesma durante o máximo de tempo possível.

 

A ROUPA DE CAMA, um contacto permanente com o corpo
Resista à vontade de fazer a cama assim que se levanta. Deixe os lençóis arrefecerem, se possível com a janela aberta. Assim, toda a humidade absorvida pela roupa de cama se evapora antes de esticar os lençóis e voltar a colocar o edredão ou a colcha.
✸ Mude os lençóis todas as semanas e lave-os a 60°C. Lave os seus adereços de cama depois de ter estado doente ou caso tenha transpirado bastante.
✸ Areje e sacuda todos os dias os edredões e as almofadas de penas e depois volte a colocá-los na cama alisando-os o melhor possível, de maneira que o enchimento fique bem distribuído.

✸ Os cobertores atuais, com composição de materiais sintéticos, lavam-se a mais de 60°C, desde que caibam no tambor de uma máquina de lavar vulgar – as máquinas das lavandarias e das lavandarias self-service têm uma capacidade maior. Se optar por estas últimas, organize-se para lavar todos os cobertores e mantas ao mesmo tempo, de maneira a não ter de fazer várias deslocações durante o ano. Também os pode entregar a uma lavandaria. Estes serviços profissionais garantem-lhe que respeitam as instruções de lavagem.
✸ Os cobertores e mantas de material sintético são ideais para aquelas pessoas que sofrem de alergias. Leia a etiqueta onde constam as indicações da temperatura de lavagem e de secagem. A grande vantagem dos adereços de material sintético é a facilidade de manutenção dos mesmos. Além disso, de uma maneira geral, os cobertores deste tipo costumam secar bastante depressa.

✸ Os edredões e os resguardos de colchão com enchimento de penas de ganso são, dentro desta categoria, dos produtos mais luxuosos à venda – o máximo em termos de conforto. Um edredão com enchimento de penas de ganso de boa qualidade é caro, tal como o orçamento para a sua manutenção – mande sempre lavá-lo, tal como as almofadas, a um profissional.

✸ Os enchimentos de produtos naturais (lã de camelo, caxemira ou lã de merino) não podem ser lavados e precisam de cuidados muito específicos que só um profissional poderá garantir.
✸ Lave as almofadas com frequência. O ideal é fazê-lo de três em três meses. Ao contrário das mantas e dos cobertores, as almofadas entram facilmente na máquina de lavar roupa. 

GANHAR TEMPO! Invista num resguardo de colchão de material sintético. É muito mais fácil, cómodo e rápido de lavar do que mandar lavar o colchão. Além disso, as nódoas são mais fáceis de eliminar no resguardo do que no colchão.
EFICAZ! Sempre que trocar um cobertor ou uma manta, guarde aqueles que já não vai usar num saco de vácuo, que é barato. Basta colocar o cobertor no saco e obter o vácuo com o aspirador. Guardar os cobertores desta maneira tem duas vantagens: ganha-se muito espaço e obtém-se uma boa proteção contra os ácaros.


APÓS A LAVAGEM: a arte da secagem

Uma manta ou um cobertor acabados de lavar devem ser postos a secar de maneira que o material de que são feitos ou o respetivo enchimento não forme grumos. O ideal é utilizar um secador de roupa. Infelizmente, por terem dimensões pequenas, muitos secadores não permitem a secagem de edredões de cama, sendo, nesse caso, necessário recorrer a uma lavandaria. Introduza uma ou duas bolas de ténis, ou uma esfera concebida especialmente para o efeito, no tambor antes de iniciar o programa, a fim de secar mais rapidamente a manta.
✸ Ao ar livre, nunca exponha o edredão ou cobertor diretamente à luz do sol – os raios solares danificam alguns materiais, nomeadamente as penas e penugem de ganso.

 

CONSELHOS RÁPIDOS PARA UMA CAMA IMPECÁVEL

Todos os dias - Areje a roupa de cama.
Todas as semanas - Mude os lençóis.
Uma vez por mês - Areje o colchão, vire-o, limpe o pó às traves do estrado.
De 3 em 3 meses - Lave as almofadas e os travesseiros na máquina.
Duas vezes por ano, nas mudanças de estação - Troque os edredões de verão, bem como o resguardo do colchão, a fim de impedir a formação de bolores. Mude a orientação do colchão para distribuir o peso do corpo por todo o conjunto.
Uma vez por ano - Lave os cobertores.
De 10 em 10 anos - Troque de colchão.


PROIBIDO

Sempre que lavar os edredões na máquina, evite adicionar amaciador no final do programa de lavagem, porque isso só vai servir para compactar o enchimento.

_____________________________________________

Artigo retirado do livro "IDEIAS GENIAIS PARA A CASA"