Ervas e especiarias para o cérebro

 

São muitas as ervas e especiarias com propriedades medicinais, e crê-se que algumas podem melhorar a saúde do cérebro. Experimente usar mais estas quatro em particular.

 

Açafrão-da-índia
Benefícios para o cérebro
Este pó amarelado, muito usado no caril, é um antioxidante e um poderoso anti-infl amatório. Um estudo realizado pela Universidade Nacional de Singapura, que envolveu mais de mil pessoas com idades entre os 60 e os 93 anos, concluiu que as que comem caril ocasional ou regularmente apresentam resultados cognitivos muito superiores aos das que raramente, ou nunca, consomem este prato.

Coma mais
Junte açafrão a qualquer caril e a uma salada de ovo. Deite uma colher de chá numa sopa de ervilhas ou na sua receita preferida de lentilhas. Use-o em estufados, em paellas e noutros pratos de arroz.


Salva
Benefícios para o cérebro
Pertencente à família da hortelã, a salva é conhecida por reforçar a memória e poder proteger o cérebro do declínio cognitivo associado ao envelhecimento. Pode proteger a acetilcolina, um mensageiro químico do cérebro que é fundamental para a memória. Num estudo realizado na Austrália com 20 voluntários com mais de 65 anos, aqueles a quem foi dado extrato de salva obtiveram resultados bastante superiores em testes de memória e concentração do que os que receberam um placebo.
Coma mais
Junte a omeletes, molho de tomate, creme de abóbora, frango ou porco assado. Deite duas colheres de chá de salva seca em água acabada de ferver para obter uma chávena de chá forte que lhe proporcionará uma dose terapêutica.


Wasabi
Benefícios para o cérebro
O wasabi, que pertence à família da mostarda, é um condimento verde e forte servido com sushi e outros pratos japoneses. É uma fonte excelente de um composto (que também se encontra no rábano e nos brócolos) que ajuda as células nervosas a desenvolverem dendrites e axónios, extensões através as quais as células comunicam umas com as outras.
Coma mais
É bom com peixe de qualquer tipo. O wasabi pode ser encontrado em lojas da especialidade. Acrescente um pouco em molhos de gengibre, teriyaki ou de amendoim, nos ovos recheados, no tempero de saladas, na salada de legumes em juliana.

 

Alho
Benefícios para o cérebro
O alho deixa o sangue mais fl uido, o que ajuda a impedir a formação de coágulos sanguíneos, e também pode ajudar o reduzir o colesterol. Contém substâncias que protegem os neurónios de danos e de doenças ao estimular a produção de químicos que ajudam as células a suportar o stress.
Coma mais
Junte bastante alho picado ou pasta de alho a qualquer marinada ou tempero de salada. Junte alho salteado a frango, vaca, porco, tofu, massa ou pratos de legumes.

 

___________________________________________

Texto retirado de "Cérebro em Forma para Toda a Vida"