Está cansado?

 

É possível que o seu estado de exaustão não se deva à privação do sono.

Podem existir outros culpados por detrás do seu estado de cansaço permanente, nomeadamente a depressão e alguns dos seguintes «ladrões» de energia.

 

INFECÇÕES ATIVAS
Mesmo sem sintomas manifestos, uma infecção não detetada pode provocar cansaço. A brucelose, provocada pela bactéria Brucella abortus (à direita, ampliada 8666 vezes), pode ser contraída quando os seres humanos entram em contacto com ovelhas, cabras ou vacas infectadas ou bebem leite extraído destes animais. Hoje em dia, esta doença é mais rara, porque o leite é quase sempre pasteurizado.


ALERGIAS
As histaminas e outras substâncias químicas libertadas durante uma reação alérgica tendem a provocar sonolência. Paradoxalmente, as crises alérgicas desencadeadas por fungos ou ácaros do pó (à esquerda) podem mantê-lo acordado toda a noite, a respirar com dificuldade, a espirrar e a fungar. Além disso, muitos medicamentos utilizados no tratamento de alergias, como alguns anti-histamínicos, podem exacerbar a fadiga. Consulte um médico especialista em alergias para discutir opções para controlar os sintomas.


ANEMIA
O principal papel dos glóbulos vermelhos é transportar oxigénio dos pulmões para o resto do corpo. Se o nível de glóbulos vermelhos não for suficiente ou estes não transportarem a quantidade necessária de oxigénio, o resultado pode ser a anemia acompanhada por fadiga intensa, que impede a realização das tarefas mais rotineiras. Uma simples análise de sangue pode detetar a anemia. Neste caso, o médico deverá procurar a causa subjacente e prescrever tratamento adequado.

 

BAIXOS NÍVEIS HORMONAIS

Nos homens, níveis baixos da hormona testosterona podem causar exaustão, perda de peso, desinteresse pelo sexo e outras atividades do dia a dia. Nas mulheres, os níveis baixos de estrogénio podem causar problemas semelhantes. A carência ou o excesso de outras hormonas importantes como as da tiroide ou a estimuladora da tiroide também podem provocar fadiga. Os níveis hormonais podem ser verificados através de análises ao sangue. Em caso de necessidade, existem comprimidos, pensos, pomadas ou injeções que repõem os níveis normais das hormonas.

 

_______________________________________

Excerto retirado de "REFORCE AS SUAS DEFESAS"