Estratégias eficazes contra a demência

 

Se seguir estes conselhos, estará a fazer tudo o que está ao seu alcance para evitar a demência numa idade avançada. 

 

- Mantenha os vasos sanguíneos saudáveis perdendo peso, se for necessário; fazendo exercício físico regularmente e comendo mais fruta e legumes para manter a tensão arterial baixa.

 

- Mantenha uma reserva cognitiva desafiando permanentemente o cérebro, cuidando da saúde dos vasos sanguíneos e mantendo o cérebro saudável, de modo que se criem novas células à medida que forem sendo necessárias.

 

- Não fume. um estudo australiano com 26000 fumadores, ex-fumadores e não fumadores, descobriram que o fumo está associado a um aumento de 40% a 80% do risco de demência ou de declínio cognitivo.

 

- Não consuma álcool em excesso

 

- Mantenha a tensão arterial saudáve. A hipertensão aumenta em 50% o risco de demência.

 

- Vigie bem a glicemia.

 

- Mantenha-se em contacto com os amigos

 

- Faça exercício pelo menos duas vezes por semana

 

- A dieta mediterrânica. A combinação de alimentos desta dieta - fruta, legumes, cereais integrais, peixe, novezes e azeite - está associado a uma menor incidência de declínio cognitivo e demência.

 

- Use capacete. Lesões ligeiras na cabeça aumentam o risco de demência. No entanto, lesões moderadas ou graves contribuem definitivamente para iso. Por isso proteja-se quando houver risco de pancadas na cabeça - andar de bicicleta, de skate, trabalhar em construções...

 

- Desafie o cérebro todos os dias. "Use-o, se não perde-o" - esta frase resume o que se pode dizer acerca do poder do cérebro.

 

___________________________________________

Texto retirado de "Cérebro em Forma para Toda a Vida"