Evite a Salmonela

 

A SALMONELA é um risco muito grave para a saúde

 

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde obriga a que, das várias doenças provocadas por intoxicações alimentares, aquela que é provocada pela bactéria da salmonela, a salmonelose, seja obrigatoriamente declarada aos serviços de saúde (Despacho 15385/A-2016). A salmonelose pode ser extremamente perigosa para os idosos, pessoas imunodeprimidas e bebés. Qualquer alimento que contenha bastantes proteínas e água é suscetível de ser contaminado. Entre estes alimentos, contam-se a carne – sobretudo a de aves –, o peixe, enchidos e carnes frias e os ovos. Estes produtos devem ser rapidamente guardados no frigorífico depois de comprados e não devem ficar em contacto com qualquer outro  produto. Mas atenção: há zonas do frigorífico onde não se conservam durante muito tempo e ganham bolor, sobretudo nas prateleiras superiores. Consuma-os rapidamente, sobretudo durante o tempo quente.

✸ Para evitar a salmonela, evite carnes cruas, sobretudo de porco, ovos crus e restos de refeições reaquecidas. Muito importante: quando se descongela uma ave, o líquido que larga pode estar contaminado. Lave e desinfete com água muito quente todas as superfícies que estiveram em contacto com essa água de descongelação e não esqueça as suas mãos!

✸ A salmonela resiste facilmente à congelação, mas em contrapartida as temperaturas elevadas destroem-na: chegam alguns minutos a 75°C para a eliminar. Porém, as temperaturas ambientes, entre os 20°C e os 40°C são propícias à proliferação da salmonela, daqui a importância de guardar carnes e peixes no frigorífico antes de os cozinhar devidamente.

A salmonela consegue sobreviver e proliferar durante vários dias numa bancada de trabalho que tenha estado em contacto com líquido de descongelação de uma ave: passe com papel absorvente e um pouco de vinagre branco ou de ácido cítrico antes de limpar com água muito quente e detergente universal. A salmonela não sobreviverá.

_____________________________________________

Artigo retirado do livro "IDEIAS GENIAIS PARA A CASA"