Exercícios de Velocidade de ordenação

 

Estes exercícios foram concebidos para acelerar a velocidade de processamento do cérebro. Faça-os todos os dias, pelo menos uma vez.

 

Se o nosso tempo de reação abranda, o mundo pode escapar-nos. Ficamos frustrados e também não é difícil sentir que os outros ficam igualmente aborrecidos connosco...

Experimente fazer estes exercícios para acelerar a velocidade de processamento do seu cérebro:

Exercício 1 (Para este exercício irá precisar de um lápis, de papel, de um relógio com ponteiro de segundos ou de um cronómetro e de um baralho de cartas.)

 

• PREPARE-SE Baralhe bem as cartas e coloque o baralho virado para baixo diante de si.
• COMECE Anote a hora a que começa. A seguir, pegue no baralho e divida-o em quatro montes por naipes. Faça isto o mais depressa que conseguir. Quando acabar de ordenar as cartas, olhe para o relógio e aponte o tempo.
• ACABE Assente num bloco de notas o tempo que demorou a completar o exercício e tente fazer um tempo ainda melhor da próxima vez. Depois, para sua informação, verifique os montes para ver se não cometeu erros.


TEMPO……………
NÚMERO DE ERROS……………

 

Exercício 2 (mais difícil)


Assente a hora a que começa. A seguir separe o baralho em montes, pegue em cada um destes e ordene as cartas por números, a começar pelos ases e a terminar nas figuras, por esta ordem: valetes, damas e reis. Registe o tempo que demorou apenas quando tiver completado as duas fases do exercício.


TEMPO……………
NÚMERO DE ERROS……………

 

Exercício 3 (ainda mais difícil)

Anote a hora a que começa. Divida o baralho em seis montes — ases num monte, cartas com figuras num segundo monte e quatro montes com as cartas por naipes. Registe o tempo apenas quando tiver completado todas as fases do exercício.


TEMPO……………
NÚMERO DE ERROS……………

___________________________________________

Texto retirado de "Cérebro em Forma para Toda a Vida"