Glucosamina

 

A GLUCOSAMINA É UMA MOLÉCULA SIMPLES que o organismo utiliza para formar o tecido conjuntivo, os tendões e os ligamentos. 

Ajuda a formar as cartilagens (as «almofadas» nas extremidades dos ossos) e protege e reforça as articulações. Embora o organismo produza a sua própria glucosamina, os suplementos podem ser úteis em determinadas situações, sobretudo porque as fontes naturais desta substância não são comestíveis: concha de ostra, casca de caranguejo e pele de camarão.

 

Usada para:

- Cicatrização de feridas; Osteoartrite

 

 

Como funciona
A glucosamina encontra-se naturalmente em concentrações elevadas nas estruturas das articulações de todo o corpo. Desempenha várias ações complementares: estimula novas cartilagens nas articulações; ajuda a atrasar a deterioração das cartilagens associada ao envelhecimento ou a lesões;
e participa na produção do líquido sinovial que amortece as articulações. A glucosamina está disponível como suplemento, geralmente como hidrocloreto de glucosamina ou sulfato de glucosamina.

Muitas vezes, a glucosamina é tomada em combinação com sulfato de condroitina, que parece reduzir também as dores nas articulações e reconstruir as cartilagens, e com metilsulfonilmetano (MSM), um enxofre anti-inflamatório que já demonstrou reduzir bastante as dores das articulações e melhorar a mobilidade em pessoas com osteoartrite (OA) do joelho. É frequente as fórmulas conterem todas estas três substâncias.

A glucosamina, a condroitina e o MSM ajudam a combater tanto as causas como os sintomas da osteoartrite e da artrite reumatoide; também podem ser úteis para bursites, osteoporose e outras doenças ósseas degenerativas, e também para estimular a cicatrização geral de feridas. Têm sido feitos bastantes estudos sobre a glucosamina, a condroitina e o MSM; alguns são inconclusivos, mas muitos deram resultados válidos. Por exemplo, um estudo longo publicado na revista The Lancet mostrou que doentes com OA do joelho que receberam 1500 mg/dia de sulfato de glucosamina, quando comparados com os doentes do grupo de controlo a quem foi dado um placebo, revelaram que a glucosamina cessou a perda de cartilagem. Além disso, não se observou perda de espaço na articulação durante esse período, o que em contrapartida deu lugar a melhorias notórias no controlo da dor, da mobilidade e da qualidade de vida.

Num estudo semelhante, os doentes que tomaram previamente suplementos de glucosamina ficaram menos suscetíveis a cirurgias do joelho e menos dependentes de anti-inflamatórios. Crê-se que a glucosamina é mais benéfica nos casos em que ainda existe alguma cartilagem do que quando as perdas são já consideráveis. Uma síntese de investigações sobre a glucosamina sugere que o sulfato de glucosamina é mais eficaz do que a forma de hidrocloreto no tratamento da osteoartrite.

Como usar

Os suplementos de glucosamina vendem-se em comprimidos ou cápsulas. Siga as instruções da embalagem ou a receita de um profissional.

Texto retirado de "Os Remédios Naturais preferidos pelos médicos"