Há condensação nos vidros?!

 

Aqueça-os e seque-os

 

A condensação a escorrer pelas janelas não só é inestética, como também mancha cortinas e tapetes, aprodrece os caixilhos e favorece o desenvolvimento de bolor. Infelizmente, não existe uma maneira simples de eliminar a condensação, mas é possível melhorar a situação com duas estratégias: reduzindo a quantidade de vapor de água no ar de sua casa e elevando a temperatura das superfícies interiores das janelas.

- Se tem extratores de ar na cozinha e na casa de banho, use-os. Ligar ventoinhas de teto também ajuda, visto que misturam a humidade com o ar seco.

- Deixe as janelas com frestas abertas para equilibrar a quantidade de vapor de água dentro de casa com a do exterior. Não tenha plantas de interior nem pilhas de lenha em divisões propensas a condensação.

- Experimente alterar a disposição da mobília. Um cadeirão em frente da janela pode impedir o calor de chegar ao vidro, favorecendo assim a formação de condensação na sua superfície.

- Se possível, ligue um desumidificador na(s) divisão(ões) afectada(s) para extrair a humidade do ar, ou compre um kit de película para janelas numa loja de bricolagem, para criar "vidros duplos" temporários durante os meses frios de inverno.

 

____________________________________________________

Mais dicas em "Soluções fáceis para problemas do dia-a-dia"