Memórias

 

Por Dina Isabel

Locutora e Diretora da Rádio Sim

Qual o melhor investimento? Uma casa? Um carro? Amealhar para o que aí vem?... Estou naquela idade em que se pensa no futuro e naquilo que precisamos de ter para uma reforma tranquila. No entanto, nos últimos tempos tomei uma decisão: investir nas memórias! Nas minhas e nas dos meus filhos.

Um dia mais tarde, que lembranças guardarão do tempo que passámos juntos? Depois da educação, esse é o bem mais precioso que lhes poderei deixar. As férias, o Natal, a Páscoa e os nossos fins de semana especiais. É isso. Nos últimos anos temos tido os nossos fins de semana especiais: pequenas escapadelas, para conhecerem o nosso país.

Os meus filhos são diferentes. Na idade, nos gostos, na forma como encaram a vida. O Diogo tem 22 anos e é o mais urbano. Prefere as cidades, gosta de música, de sair à noite. O Pedro tem 18 anos, gosta de cozinha, foge da confusão e gostava de viver um dia numa pequena aldeia. A Clara tem 11 anos, é a princesa da casa e ainda está a descobrir o seu caminho.

Não é fácil conciliar programas que sejam do agrado de todos, mas, com persistência e algumas cedências, temos conseguido.

Tenho a certeza de que, mais tarde, ao visitarem os mesmos locais, eu estarei lá, nas suas memórias: o dia em que subimos as escadas estreitas e apertadas para chegar ao zimbório do Santuário de Santa Luzia em Viana do Castelo; o dia em que percorremos as estradas estreitas que nos levam às cascatas naturais e às praias fluviais; o dia em que percorremos os corredores dos palácios onde pisaram reis e rainhas. Em setembro, assinalou-se o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, este ano com uma campanha que colocava o seguinte desafio: Que memória gostaria de guardar? Também o fiz a mim própria e não tenho dúvidas. Todos os momentos que passei com os meus filhos. Os primeiros passos, a escola, os sorrisos, as arrelias e as partilhas.

O melhor investimento que fazemos? É nas memórias. Não ocupam espaço e perduram, por vezes por gerações. 

______________

 Visite a Rádio Sim em www.radiosim.sapo.pt