Micróbios ao detalhe

Corremos o risco de encontrar em qualquer lado um destes germes causadores de doenças que se transmitem através do ar, alimentos, água, insetos e objetos contaminados.

BACTÉRIAS
Podem parecer inofensivos, mesmo ao microscópio mais potente, mas estes organismos unicelulares podem causar grandes problemas quando invadem o nosso organismo, se reproduzem rapidamente e excretam subprodutos tóxicos. Contudo, nem todas as bactérias são nocivas: algumas ajudam-nos a manter a saúde.

VÍRUS
Constituídos por um núcleo de material genético (ADN ou ARN), os vírus são tão simples que nem são considerados seres vivos. No entanto, podem desencadear doenças ao invadirem células do organismo e obrigá-las a produzir mais vírus que, se não forem «travados», podem provocar a destruição de órgãos vitais.

PARASITAS (na foto, ampliada 1979 vezes)
Parasita é qualquer organismo que sobrevive graças a um hospedeiro. Os parasitas do ser humano vão de minúsculos seres unicelulares, como o protozoário Giardia lamblia, à ténia, com 9 m de comprimento. Estes organismos podem provocar uma série de afeções, incluindo erupções cutâneas, febre, náuseas, cólicas, diarreia e aborto espontâneo. Muitos dos parasitas mais comuns são transmitidos através dos alimentos e da água.

FUNGOS
Formas de vida simples que incluem bolores, míldios, leveduras e cogumelos (comestíveis e venenosos). Transportados pelo ar, os esporos dos fungos podem causar diversas infecções se forem inalados para os pulmões ou quando se instalam em qualquer outra zona quente do corpo, como boca, vagina ou pregas da pele. Apesar de estas infecções atingirem sobretudo pessoas com o sistema imunitário debilitado, também podem ocorrer em pessoas com sistemas imunitários aparentemente normais.
Certos tipos de fungos encontram-se muito difundidos.

 

___________________________________________

Excerto retirado de "REFORCE AS SUAS DEFESAS"