NOTÍCIAS DO MUNDO DA MEDICINA

 

por SAMANTHA RIDEOUT

 

Tipo de Diabetes Mal Diagnosticado

 Cerca de 5% a 10% de todas as diabetes nos países ocidentais são do tipo 3c, que se desenvolve quando o corpo tem dificuldade em produzir insulina
devido a lesões no pâncreas relacionadas com doenças como pancreatite, fibrose cística, ou cancro no pâncreas. Por contraste, na diabetes tipo 2 comum, o corpo não é capaz de usar devidamente a insulina. Um estudo britânico recente mostrou que à maioria dos doentes com diabetes tipo 3c é, em vez disso, diagnosticado o tipo 2. Isto é importante porque o tipo 3c geralmente significa pior controlo da glicémia e uma necessidade mais urgente de insulina para evitar complicações (como danos nos olhos ou nos rins).

 

Nutrientes Vegetais Têm Melhor Absorção com Óleo

Numa experiência publicada no American Journal of Clinical Nutrition, os participantes comeram saladas com quantidades variáveis de óleo de soja, um ingrediente comum nos molhos de salada comerciais. Mais óleo resultou em maiores níveis de nutrientes essenciais no sangue, incluindo vitamina A, luteína e licopeno. Estes nutrientes vinham da salada de vegetais, mas a gordura no óleo ajudou o corpo a absorvê-los melhor. Não é preciso afogar a salada em óleo, mas um par de colheres de sopa de óleo por dia pode ajudar a tirar melhor partido de uma dieta saudável.

 

A Artrite Reumatoide Aumenta o Risco de DPOC

Comparando mais de 24 mil doentes de artrite reumatoide (AR) com grupos de controlo, investigadores canadianos descobriram que a AR aumenta a probabilidade de contrair doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) em 47% dos casos. Isso acontece porque a inflamação desempenha um papel no desenvolvimento da DPOC. Os cientistas recomendam que os pacientes com AR minimizem a sua inflamação com tratamento (como anti-inflamatórios não esteroides, biológicos) e vigiem sintomas nos pulmões, como a pieira.