NOTÍCIAS DO MUNDO DA MEDICINA

 

por SAMANTHA RIDEOUT

 

Ficar em forma é benéfico, mesmo sem perder peso

Para testar se o conceito de «gordo mas em forma» tem suporte científico, na Dinamarca os investigadores registaram os marcadores inflamatórios de mais de 11 mil voluntários. (A inflamação contribui para o aparecimento de doenças cardíacas, cancros e diabetes tipo 2.) Os indivíduos que apresentaram a melhor função cardíaca e pulmonar tinham menos probabilidade de ter inflamação e menos concentração de gordura abdominal, mesmo que fossem obesos. Isto sugere que a prática regular de exercício melhora a saúde independentemente dos quilos que se perdem.

Escrever uma lista de tarefas pode promover o sono

Há duas escolas de pensamento acerca de escrever listas de tarefas na hora de dormir. De acordo com uma teoria, a lista ajuda a descarregar as preocupações com as tarefas inacabadas e a adormecer. Outra teoria sugere que, deste modo, o indivíduo concentra-se mais no que tem a fazer e a mente fica ocupada e desperta. Para resolver a questão, investigadores do Texas realizaram uma experiência num laboratório do sono com um grupo de controlo composto por pessoas que fizeram uma lista de tarefas realizadas em vez de tarefas a fazer. O estudo demonstrou que, em média, as pessoas que escreveram o que tinham para fazer «apagavam» mais depressa.

Nadar no oceano pode provocar doenças

A poluição dos oceanos representa riscos para a saúde dos nadadores. Foi a conclusão da revisão sistemática de estudos em vários países, como a Austrália, o Reino Unido e os Estados Unidos. Dores de ouvido e estômago e diarreia são alguns dos sintomas mais comuns às pessoas que passam mais tempo no mar. Como, de um modo geral, não são graves, provavelmente estes sintomas são um risco que vale a pena correr em troca de exercício físico e diversão.