Nove Maneiras de Fazer com que as Vitaminas Sejam mais Eficazes

 

Eis como beneficiar do melhor de cada comprimido.

 

1 TOME-AS COM ALIMENTOS 

 O processo digestivo ajuda o corpo a absorver as vitaminas e os minerais. Tomar suplementos com o estômago cheio ajuda à sua absorção e também previne as náuseas. É evidente que também existem exceções — neste caso, o ferro. Tome-o com o estômago vazio para ser melhor absorvido.

 

2 COMO INTERAGEM COM OS MEDICAMENTOS

As vitaminas e os minerais podem interagir com os medicamentos tornando-os menos eficazes. Por exemplo, o cálcio pode interferir com a absorção da levotiroxina, um medicamento para a tiroide. Por outro lado, por vezes os suplementos ajudam os medicamentos a serem mais eficazes. Há estudos que mostram que os antidepressivos são mais eficazes quando tomados com peixes gordos ricos em ómega-3. O pior cenário ocorre quando os suplementos aumentam os efeitos da medicação. Por exemplo, o óleo de peixe, a vitamina E e o gingko são anticoagulantes naturais, por isso, se os tomar em conjunto com um anticoagulante, o sangue pode ficar demasiado fino, o que aumenta o risco de hemorragias internas e AVC hemorrágico.

 

3 TOME-OS EM CONJUNTO

 Algumas vitaminas e minerais que são mais eficazes quando tomados juntos: as vitaminas D e K2 ajudam a absorver o cálcio e a vitamina C ajuda o corpo a absorver o ferro.

 

4 TOME-OS EM SEPARADO

 O zinco e o cobre – em grandes quantidades – entram em competição, tal como o ferro e o zinco. O cálcio inibe a absorção de ferro, por isso tome-o de manhã, em jejum, e o cálcio à noite, quando se acalmar.

 

5 AJUDE-OS A SER EFICAZES

As bactérias vivas e as leveduras dos probióticos auxiliam a digestão e a assimilação dos nutrientes. As enzimas digestivas de base vegetal contribuem para a absorção dos nutrientes que, de outro modo, seriam destruídos pelo ácido gástrico.

 

6 COMO GUARDÁ-LAS

As culturas presentes nos probióticos têm de ser guardadas no frio para se manterem vivas. Os comprimidos de ómega-3 derivados da gordura do peixe também devem ser conservados num local fresco e ao abrigo da luz para não perderem a eficácia. Alguns especialistas recomendam mesmo que sejam congelados.

 

7 O QUE É NATURAL É BOM 

Apesar de os estudos sobre a vitamina E serem contraditórios, é um facto que se trata de um poderoso antioxidante e deve ser tomada, sempre que possível, na sua forma natural e não sintética. Deste modo, o corpo absorve mais do que é bom. Procure a letra D no rótulo, que indica a origem natural. DL indica proveniência sintética.

 

8 CUIDADO COM A CAFEÍNA

O café que toma de manhã pode interferir com a absorção das vitaminas e dos minerais. Minimize
o risco não consumindo mais de três chávenas de café por dia e tomando cálcio suficiente e vitamina D. Depois de beber o café, espere 15 minutos para tomar as vitaminas.

 

DEFINA HORÁRIOS
As vitaminas do complexo B tendem a dar energia e são mais eficazes quando tomadas ao início do dia. Outros suplementos podem provocar sonolência e são preferíveis à noite. O magnésio é exemplo disto: tem um efeito calmante.