O Calendário do Jardim

 

O ciclo anual das estações proporciona um ritmo reconfortante e determina os trabalhos a fazer no jardim.

 

NA PRIMAVERA

- Nos jardins, é hora de plantar ou podar rosas, árvores e arbustos, separar e transplantar plantas perenes e semear flores de verão.

- No pomar, podam-se os arbustos de baga, assim como as videiras. 

- Na horta, plante ervilhas, favas, cenouras, beterrabas, couve-flor, nabos, rabanetes, pepinos, abóboras e lentilhas. Se o tempo aquecer, melão.

 

NO VERÃO

- Apare as sebes de folha caduca, retire as flores murchas, partes secas e mortas, plante os bolbos para florescerem no outono.

- Aparece regularmente a relva, que deve ser bem regada.

- Corte as rosas murchas para não enfraquecerem a planta. Enxerte as roseiras que florescem no outono.

- No pomar, apoie os ramos muito carregados das árvores de fruto e, após a apanha, comece a primeira poda para remover ramos velhos e doentes. Pode os arbustos de baga após a colheita.

- Na horta, sache, monde e regue os canteiros. Combata o míldio dos tomateiros com fungicidas orgânicos. Regue abundantemente os morangueiros. Semeie alfaces, espinafres, cenouras, nabos e rabanetes.

- Apanhe ervilhas e favas.

 

NO OUTONO/INVERNO

- Cubra os canteiros de plantas perenes com composto, cascas de pinheiro ou folhas secas. Dê aos arbustos perenes uma boa rega antes da chegada das geadas. Comece a poda de roseiras, lilases e outros arbustos decorativos de rebentação temporã.

- No pomar, plante árvores de fruto enquanto não há geada. Sob as mesmas condições climáticas, efetue a poda.

-Na horta, proteja os canteiros das primeiras geadas. Cubra os legumes que ainda não foram colhidos com estopa para que amadureçam mais rapidamente.

- Plante espargos, alhos, cebola, couves variadas.

 

___________________________________________

Excerto retirado de "O melhor da sabedoria tradicional"