O VINAGRE, O TRUNFO DA SAÚDE

 

Os poderes do Vinagre

 

Além de acrescentar um sabor incomparável a uma simples salada verde, um tempero de azeite e vinagre representa muito mais para a saúde.
O vinagre age como um germicida universal: destrói 80% das bactérias e dos fungos através do simples contacto com um alimento e em apenas alguns minutos.


O VINAGRE E A FEBRE
Em caso de febre, aplique cataplasmas à base de vinagre branco e de água fria na nuca, nos pulsos e na barriga das pernas.
As propriedades profiláticas do vinagre são tais que já na Idade Média, aquando das epidemias de peste, os ladrões de cadáveres se aspergiam com este e evitavam assim qualquer contaminação...


UMA VAPORIZAÇÃO ÚTIL
Apesar do seu aroma ácido, o vinagre é um desodorizante bastante potente. Uma taça de vinagre elimina os odores desagradáveis numa sala e reduz o número de germes presentes no ar. A seguir, areje a sala para fazer desaparecer os eflúvios de vinagre.

UM GERMICIDA PARA A SALADA E PARA OS LEGUMES
Demolhe os seus legumes durante 15 minutos em água com vinagre branco, numa proporção de 1/10. O vinagre mata todas as bactérias, incluindo as que são responsáveis por gastroenterites e infeções urinárias.


O VINAGRE E A PERDA DE PESO
O vinagre é um excelente aliado de qualquer dieta de emagrecimento. Beba um copo de água morna com duas colheres de café de vinagre de sidra biológico, porque isto irá reduzir a sensação de fome.


UM TÓNICO E UM ANTIACNE EFICAZ
Beba um copo de água morna à qual adicionou duas colheres de sopa de vinagre de sidra biológico e uma colher de sopa de mel para estimular o metabolismo. Contra a acne e para clarear a pele, passe um algodão embebido em vinagre de sidra biológico nas lesões, sem esfregar. Depois, borrife com água e seque sem esfregar.

_____________________________________________

Artigo retirado do livro "IDEIAS GENIAIS PARA A CASA"