Primeira volta ao mundo

 

"Fernão de Magalhães foi o primeiro a dar a volta ao mundo?"


VERDADEIRO OU FALSO?

 

FALSO 

 

No entanto, fez tudo para isso. A verdade é que o seu projeto de circum-navegação acabou tragicamente nas Filipinas.


João Sebastião de Elcano? Nunca ouvi falar. Fernão de Magalhães? Sim, com certeza, foi o primeiro navegador a dar uma volta ao mundo. Isto é uma injustiça... pois a façanha só teve sucesso graças a Sebastião Elcano.
As cinco naus de Fernão de Magalhães, que deveriam encontrar uma rota para ocidente que permitisse chegar ao arquipélago das Molucas, então também conhecido por «ilhas das Especiarias», ao serviço da coroa espanhola, zarparam do porto de São Lúcar de Barrameda, perto de Sevilha, a 20 de setembro de 1519. Depois de passarem por Tenerife e pela Guiné, (...). Ele e a sua tripulação esperavam atravessar o Pacífico no espaço de alguns dias, mas
a travessia prolongou-se por vários meses.

A 16 de março de 1521, chegaram às Filipinas, e foi aí que Fernão de Magalhães morreu numa emboscada quando tentava negociar com os indígenas, a 7 de abril.


O regresso de uma viagem histórica
Coube então a João Sebastião de Elcano (1486-1526) assumir o comando da expedição (...)

(...)


Da tripulação inicial de 234 homens, só restaram 18 sobreviventes, quando, a 6 de setembro de 1522, ou seja, três anos após a expedição ter zarpado de São Lúcar, Elcano concluiu a primeira viagem de circum-navegação.

_____________________________________________

Excerto retirado de "A INCRÍVEL HISTÓRIA DO MUNDO"