Qual o seu peso ideal?

 

Precisa de perder peso?

E se esse é o seu caso, quantos quilos? Para obter a resposta exata, determine o seu índice de massa corporal (IMC): divida o seu peso pela sua altura ao quadrado. Por exemplo, um homem com 70 kg e 1,68 m deverá calcular o seu IMC da seguinte forma: 

1. 1,68 X 1,68 m = 2,82
2. 70 : 2,82 = 25IMC 

Segundo as últimas recomendações, um IMC saudável deve situar-se entre os 20 e os 25. O leque dos valores é amplo, porque as pessoas saudáveis apresentam uma grande variação de massa óssea e muscular. Como a mulher tende a possuir menos massa óssea e muscular do que o homem, o seu IMC situa-se normalmente no limite inferior. Um IMC entre os 25 e os 29,9 é considerado um indicador de excesso de peso; um de 30 ou mais, de obesidade.

Não exagere.
Lembre-se de que, apesar de o mundo da moda impor a magreza como padrão de beleza, esta pode tornar-se excessiva e comprometer o sistema imunitário de dois modos. Primeiro, se restringir fortemente a ingestão de gordura ou calorias, não ingere nutrientes, como proteínas, zinco e antioxidantes, em quantidade suficiente para as necessidades do sistema imunitário; segundo, se for demasiado magra, pode não estar corretamente alimentada, tornando-se incapaz de produzir certos agentes imunitários designados por proteínas complementares. Estas proteínas entram em ação quando confrontadas com células estranhas ou portadoras de doenças, acumulando-se sobre elas até à sua destruição. Inibir estas proteínas é abrir a porta às doenças.

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Excerto retirado de "REFORCE AS SUAS DEFESAS"