Que tipo de banhistas somos?

 

Por Dina Isabel

Locutora e Diretora da Rádio Sim

 

Temos a sorte de ter um país rodeado de mar, com praias maravilhosas e diferentes entre si. A verdade é que cada um de nós tem uma relação diferente com a praia.

Para alguns, é praia o dia inteiro. Chapéu de sol, abrigos laterais e, em casos mais profissionais, panos que se colocam à volta, qual acampamento num qualquer oásis de um país das arábias. Geleiras grandes garantem bebidas frescas e refeições rápidas o dia inteiro para toda a família.

Há também os que têm uma relação mais próxima com a esplanada do que propriamente com a areia, essa coisa irritante que se cola aos pés e entra por todas as aberturas que a pouca roupa permite. Um banho de vez em quando, mas bom mesmo é estar confortavelmente sentado com o copo à frente para hidratar, porque o calor não perdoa.

Nalgumas praias do nosso país ainda há as tradicionais «barracas». Muitos ficam de uns anos para os outros nos mesmos sítios qual aluguer de longa duração. São pequenas comunidades de mirones atentos de senhoras de chapéu na cabeça a fazer crochet ou a ler revistas cor-de-rosa.

As praias mais in oferecem toldos e cadeira, alugadas a bom preço que, mesmo que nos deixem pouco espaço e uma nesga de sombra à medida que o Sol se move, dão-nos a poderosa sensação de pertencermos a uma «elite balnear».

Há simplesmente os que não gostam de praia, não querem saber e preferem estar longe desses locais superpovoados de turistas furiosos atrás do sol.

Não pertenço a nenhum destes grupos em concreto e um bocadinho a alguns deles. Gosto de mar, mas não tenho paciência para ficar plantada um dia inteiro no mesmo sítio. Prefiro estar nas pontas do dia, nunca estou naquelas horas complicadas que os dermatologistas não recomendam. O melhor da praia? Levar um livro, estender-me na toalha e entrar na água quando o corpo já reclama. O que mais gosto é mesmo do final do dia: menos calor, menos gente e aquele brilho único dos últimos raios de Sol a baterem na água, maravilhoso!!

__________________________________________

Dina Isabel é locutora e diretora da Rádio SIM - dina.isabel@rr.pt