Rábano-Picante

Usado para Febre dos fenos, Infeções urinárias, Sinusite.

CULTIVADO DESDE TEMPOS REMOTOS e referido por herbalistas como Nicholas Culpeper, o rábano-picante é desde há muito popular devido ao seu sabor picante e aos seus poderes medicinais. Tem sido usado pela medicina tradicional para tratar infeções respiratórias e urinárias e na Alemanha está oficialmente aprovado para estas utilizações. Aplicado topicamente em cataplasmas e, por vezes, de uso interno, também tem sido usado para reduzir a inflamação e aliviar as dores articulares. Os cientistas estão atualmente a estudar a utilização desta raiz em vários domínios, incluindo o potencial de uma enzima, a peroxidase de rábano, na ajuda à deteção de determinados cancros.

 

Como funciona

Entre as substâncias químicas ativas do rábano- -picante contam-se o óleo de mostarda e os glucosinolatos, uns compostos amargos que também se encontram noutros legumes crucíferos e que se crê possuírem propriedades microbicidas e antioxidantes. Como os constituintes semelhantes aos da mostarda também ajudam a fluidificar o muco, o rábano-picante pode ajudar a aliviar a congestão nasal desencadeada por alergias, constipações ou sinusite, além de poder ajudar a combater a infeção subjacente.

No entanto, até à data são poucas as investigações com seres humanos que confirmem estas utilizações. Num estudo de coorte prospetivo alemão que envolveu centenas de doentes de 251 centros de saúde, uma fórmula à base de plantas com rábano- -picante e nastúrcio provou ser tão eficaz como os antibióticos no tratamento de sinusite aguda, bronquite e infeções urinárias. Outro estudo alemão sugeriu que a mesma combinação de plantas pode prevenir novas infeções em pessoas com infeções da bexiga recorrentes.

Como usar

Fresco ou seco, o rábano-picante é usado em saladas ou como tempero para molhos e, tradicionalmente, para carne de vaca. Também é seguro em remédios caseiros. Para aliviar a congestão nasal, deite o sumo de um pouco de rábano picado (cerca de meia colher de chá) em água ou sumo de legumes e beba três vezes ao dia. Para o alívio de dores musculares ou articulares, enrole rábano fresco picado numa gaze fina e aplique na área afetada. Sob a forma de suplemento, o rábano-picante costuma ser combinado com outras plantas, como alho, e com vitamina C. Siga as instruções da embalagem ou a receita de um profissional.

 

A segurança em primeiro lugar Embora o rábano-picante seja relativamente seguro, pode queimar a boca ou provocar indigestão e, quando aplicado na pele, pode provocar irritação. Evite o contacto com os olhos. Os efeitos dos suplementos de rábano- -picante na gravidez e na amamentação ainda não foram devidamente estudados, por isso é melhor evitá-los durante estes períodos ou tomá-los apenas sob vigilância médica.

Onde comprar As lojas de produtos dietéticos vendem suplementos de rábano-picante.