Saiba organizar-se

 

Muitas pessoas queixam-se do stresse da vida quotidiana, da falta de tempo e de organização.

Ataque estes problemas com método e disciplina e verá que é possível viver melhor, graças a uma melhor utilização do seu tempo e de bons hábitos de vida.

LIVRE-SE de todas as atividades que lhe devoram o tempo (cronofágicas) Émile de Girardin, um grande jornalista francês do século xix, defendia que: «Governar, é prever.» Compete-lhe a si fazer sua esta máxima e distinguir aquilo que é importante daquilo que não é. Apesar dos imponderáveis que nos obrigam mesmo a perder tempo e sobre os quais não temos controlo, fique a saber que tudo aquilo que podemos controlar na nossa vida quotidiana resultará de uma planificação, mesmo que aproximada.

✸ Preste atenção àquilo que, num dia normal, o faz perder mais tempo. A televisão costuma ocupar uma grande parte do seu tempo, bem como o computador e as redes sociais: se tem tendência para verificar aquilo que se passa no Twitter ou no Facebook regularmente ao longo do dia, ou se clica para ler um artigo que sabe ser pouco importante para si – nunca lemos todas as notícias de um jornal em papel, para quê fazê-lo na Internet? –, então os ecrãs são a sua atividade devoradora de tempo (cronofágica).
✸ Ganhe tempo na sua vida do dia a dia: anote todas as compras que deve fazer nos próximos dias e faça as suas compras num único dia.

Deste modo, não perderá tanto tempo com várias saídas, no meio do trânsito, nem parado nos sinais vermelhos, nem à procura de um lugar para estacionar, etc.

✸ Aproveite de modo inteligente os intervalos de tempo em que tem de esperar – uma viagem de comboio, um trajeto de autocarro: faça a seleção antecipada dos livros que quer ler, mas também dos audiolivros ou dos podcasts de programas de rádio. Deste modo, mesmo nos engarrafamentos, terá sempre qualquer coisa de interessante para ouvir. Instale um leitor de CD no automóvel e compre um leitor de ebooks ou um tablet, assim como um leitor de MP3.  

FÁCIL Distribua claramente as tarefas pelos elementos da sua família e confirme que este sistema é respeitado. Se for preciso, recorde a cada um as devidas responsabilidades e, para não dar hipótese a qualquer contestação, escreva em bilhetes afixados num quadro as tarefas a cumprir, de acordo com todos os elementos da família. Encontram-se à venda diferentes tipos de painéis para afixar recados deste tipo, mas pode conceber o seu com uma prancha de cortiça. Esta solução apresenta uma vantagem: é personalizável e pode atribuir um módulo a cada membro da família. Reserve um bloco para as informações de caráter geral (números de telefone e de telemóvel úteis, datas de acontecimentos importantes).

EFICAZ! Não planifique mais do que metade do seu tempo disponível com coisas concretas, pois deverá reservar sempre algum tempo para os imprevistos, para as suas atividades de lazer ou simplesmente para descansar.

APRENDA a dizer não Quando lhe pedirem para fazer qualquer coisa bastante cronofágica, calcule o tempo que isso lhe levará, e a energia e o stresse que lhe estarão associados. Quando tiver todos estes dados na sua cabeça, tome a decisão com todo o conhecimento de causa e, se se justificar, diga «não».

✸ Analise cuidadosamente por que razão também poderá aceitar essa tarefa: ajudar uma pessoa amiga que precisa ou prestar auxílio num domínio acerca do qual possui bons conhecimentos. Só deve aceitar tal missão se se sentir realmente entusiasmado pela tarefa. Em contrapartida, pergunte a si próprio se aceita unicamente porque não quer perder amizades ou se não tem apenas necessidade de se sentir indispensável.

✸ A diplomacia é uma qualidade que se aprende: o seu tempo é precioso, saiba explicar isto aos seus amigos sem ter de se justificar nem de lhes mentir. Mostre-lhes que compreende a situação, que lhes agradece pela confiança que depositaram em si e apresente-lhes uma contraproposta suscetível de agradar a todos.

PROCRASTINAÇÃO: lutar contra esta praga «Não deixe para amanhã aquilo que pode fazer hoje.» Deve dizer mentalmente a si mesmo este ditado popular sempre que não sentir coragem para enfrentar uma tarefa específica: acabe com a procrastinação! Para o ajudar a enfrentar um dia difícil ou um trabalho que não lhe agrada, adote outro ditado: «A mais longa das viagens começa sempre por um primeiro passo.»

✸ Motive-se: escreva uma lista de coisas a fazer que deve consultar todos os dias. Deste modo, não se arrisca a esquecer aquilo que é realmente importante e, sobretudo, sentirá uma grande satisfação em riscar com um lápis as tarefas cumpridas.

✸ A angústia da página em branco: algumas pessoas podem ficar bloqueadas se tiverem de escrever uma carta ou uma lista a partir de uma página em branco. Se este é o seu caso, comece por redigir pequenos apontamentos dispersos ou então assente apenas algumas palavras-chave num bloco antes de organizar as suas ideias.

GANHAR TEMPO! Faça mesmo uma lista com aquelas coisas que tem de fazer, mas que não lhe pareçam importantes, como pendurar um quadro na parede. Liste as ferramentas de que irá precisar e junte-as: assim não irá perder tempo a andar para trás e para a frente à procura da ferramenta certa e irá pendurar o quadro num tempo recorde.

PARA NUNCA MAIS SE ESQUECER, tome notas Aponte todos os seus compromissos e tarefas que tem para fazer numa agenda. Embora este conselho possa parecer supérfluo, a verdade é que quando tem de gerir a lida da casa, as compras, a cozinha, as consultas no médico ou as idas ao cabeleireiro, os horários de entrada e saída da escola dos filhos, os aniversários, as idas à oficina, a declaração de impostos ou as reuniões no banco, se não tomar apontamentos rigorosos de todos os seus compromissos importantes, pode ter a certeza de que, mais cedo ou mais tarde, irá acabar por se esquecer de pelo menos um.

✸ Não se esqueça de apontar também todas as datas importantes num suporte que fique bem visível para todos os membros da família; por exemplo, num calendário grande que pode pendurar na cozinha: depois anote, no início do ano, os aniversários, as viagens previstas, os acontecimentos marcantes – casamentos, batizados e também os aniversários de casamento e outros acontecimentos importantes...

✸ Para aqueles que são mais organizados e disciplinados, deixe uma agenda grande à disposição, por exemplo na cómoda da entrada, para ser consultada e preenchida diariamente por todos os membros da família. Se esta agenda for consultada regularmente todos os dias, todas as pessoas poderão ficar ao corrente das atividades de uns e de outros. Exija de todos a maior exatidão possível: anote as horas exatas, os números de telefone e de telemóvel indispensáveis, as moradas e os nomes das pessoas a contactar. Este método é excelente porque permite que várias pessoas comuniquem umas com as outras e fiquem a saber das disponibilidades e das obrigações de cada uma. Se, por exemplo, um dos membros da família avisar atempadamente que tem de ir a uma consulta no médico num determinado dia e a uma dada hora, os outros membros da família ficam imediatamente a saber se algum deles o pode substituir no intervalo de tempo que lhe é pedido.

PROIBIDO Saiba mostrar-se flexível com aqueles que estão à sua volta. Organizem-se quanto à gestão do tempo, e se um membro da família não consulta o calendário ou a agenda familiar, garanta que este fica informado dos próximos acontecimentos falando com ele de viva voz.

_____________________________________________

Artigo retirado do livro "IDEIAS GENIAIS PARA A CASA"