Vitória do Norte dos EUA

 

"Os Estados do Norte venceram porque tinham botas melhores".

VERDADEIRO OU FALSO?

 

Verdadeiro

Os ianques estavam mais motivados, mais bem armados e calçados!


Durante quatro anos, de 1861 a 1865, os soldados dos estados do Norte e os dos estados do Sul confrontaram-se durante a Guerra Civil Americana. Nenhum dos lados previra que os combates se prolongassem por mais de um ano. Foram várias as razões que ditaram a vitória do Norte: antes de mais, foram onze estados sulistas contra 24 estados nortistas; além disto, o Norte possuía mais e melhores armas, pois a sua indústria siderúrgica já estava bastante desenvolvida. Enquanto no Norte se produzia um milhão de toneladas de aço por ano, no Sul mal se chegava às 36 mil toneladas. No Norte também não faltava dinheiro em circulação, pois dois terços do capital dos Estados Unidos estavam depositados nos seus bancos.

No domínio militar, como o Norte era rico e a sua indústria estava bastante avançada, as suas tropas marchavam com calçado de boa qualidade. Isto pode parecer lógico, mas os sulistas não podiam dizer o mesmo: muitos soldados caminhavam descalços e, por isso, eram muitos os que não estavam em
condições físicas para combater durante as batalhas.


A Batalha de Gettysburg
A batalha mais famosa foi a de Gettysburg, na Pensilvânica, travada em julho de 1863. Esta pequena cidade foi palco de um confronto entre os dois exércitos porque uma divisão de sulistas, enviada para fazer o reconhecimento, relatou que ali se encontrava um armazém de calçado. Os soldados, que, na sua grande maioria, estavam descalços, tinham de aproveitar a oportunidade... No entanto, depararam com a resistência de uma secção de nortistas destacados no local.
Foi assim que teve lugar uma grande batalha que terminou com a derrota decisiva dos confederados.

_____________________________________________

Excerto retirado de "A INCRÍVEL HISTÓRIA DO MUNDO"